A proposta de Orçamento da União para 2020 prevê a destinação de R$ 50 milhões para a duplicação da BR-470 no próximo ano. É praticamente a metade do que foi orçado para 2019 (R$ 98 milhões). Isso que já perdemos R$ 10 milhões desse montante.

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Ainda estamos falando de uma proposta, que pode ser engordada com pressão e emendas dos nossos parlamentares no Congresso Nacional e com pressão da sociedade organizada.

Nesta quinta-feira, por exemplo, o presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), Mario Cezar de Aguiar, levou pessoalmente ao ministro da Infraestrutura, Tarcisio Gomes de Freitas, o pedido para aumentar em R$ 80 milhões o valor para a obra, o que resultaria em R$ 130 milhões em 2020. Ainda seria pouco, tendo como base tudo o que tem quer feito nos mais de 73 quilômetros entre Navegantes e Indaial.

O dirigente industrial saiu de lá um tanto desanimado, sem muita expectativa de conseguir algo que parta do governo federal. O ministro disse que conhece a situação da região e ficou de avaliar algumas possibilidades para aumentar o bolo do orçamento. Sem promessas. Nem prazos.

Compromisso furado

O que mais impressiona nessa história é a falta de compromisso do governo federal com o povo do Vale do Itajaí. Em junho, ou seja, há pouco mais de dois meses, o ministro Gomes de Freitas disse aqui no Vale do Itajaí que a duplicação da BR-470 seria prioridade do governo em Santa Catarina.

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Pois bem. Na mesma proposta de orçamento consta o desejo de destinar R$ 70 milhões para a duplicação da BR-280, ou seja, 40% mais que o valor destinado à rodovia federal que corta o Vale.
Qual é a prioridade, afinal?