Será apresentado hoje ao Conselho Municipal do Patrimônio Cultural Edificado o projeto do novo Frohsinn, a ser erguido no Morro do Aipim, local que abrigou o tradicional restaurante por décadas. A ideia do grupo que ganhou a concessão do espaço e também controla a operação dos restaurantes Indaiá de Itapema e Florianópolis é transformar a edificação em algo mais parecido com as casas que eles administram.
Continua depois da publicidade
Para isso, além de reformar a edificação existente, de aproximadamente 800 metros quadrados, eles construiriam outros 3,8 mil metros quadrados para abrigar terraço, restaurante, área de eventos e o mirante público. Como mostra a imagem, a edificação antiga seria uma parte menor nos fundos da estrutura proposta.
Polêmicas
Antes mesmo da apresentação já ouvi de conselheiros alguns questionamentos sobre o que será levado a público nesta tarde no Salão Nobre da prefeitura de Blumenau. Tanto em relação ao impacto visual que a proposta traria ao Centro da cidade quanto à questão legal.
No edital de licitação e no contrato assinado pela prefeitura e pela concessionária consta a possibilidade de uma ampliação de até 500 metros quadrados. O projeto a ser apresentado prevê uma ampliação sete vezes maior.
Análise necessária
Para o secretário de Turismo, Ricardo Stodieck, a mudança proposta não traz qualquer prejuízo ao poder público. Se o projeto for aprovado e executado, a prefeitura acabaria por ganhar um imóvel bem maior sem qualquer custo financeiro.
Continua depois da publicidade
Stodieck reforça que o projeto é uma proposta e a execução dele ainda depende de análise e aprovação tanto do Conselho do Patrimônio Cultural Edificado e quanto do Conselho de Planejamento Urbano. A reunião de hoje deve ser concorrida.