O projeto de revitalização da Prainha vai passar por algumas adequações antes de ser encaminhado para aprovação na Caixa Econômica Federal. Uma delas é a retirada da passarela até a Rua Itajaí, estrutura que estava prevista para ser erguida na época em que o projeto foi elaborado (2010).

Continua depois da publicidade

Siga Pancho no Facebook, Twitter e Instagram​​​​​​​​​

Outra adequação necessária é a ligação da pista de caminhada que haverá no local com a ponte Norte-Sul, cuja construção ainda depende de decisão judicial. A ideia é estender a pista pela rampa de acesso à Prainha e Rua Porto Rico até a ponte.

Nos próximos meses a prefeitura vai contratar uma empresa para fazer as mudanças. Depois disso é que o projeto será encaminhado para o banco estatal. Com a aprovação da Caixa, a prefeitura poderá lançar a licitação para executar a obra. Os trabalhos na mais charmosa curva do rio Itajaí-Açu em Blumenau devem durar de seis a oito meses.

Novidades

O projeto da Prainha prevê uma série de melhorias para consolidar a área como um importante espaço público. A concha acústica, por exemplo, será completamente recuperada, com banheiros e camarins.

Continua depois da publicidade

Está prevista a instalação de um playground, quatro mirantes para o rio, deque de contemplação, quiosque de alimentação e uma pista de caminhada que já estará preparada para a integração com a futura urbanização da margem esquerda do Itajaí-Açu.

O Vapor Blumenau terá uma rampa de acesso a partir da esquina da Avenida Brasil com a Rua Porto Rico, mas a recuperação da embarcação não está prevista nessa revitalização. A ideia era instalar uma espécie de museu no barco, algo que deve ficar para o futuro.

Circuito ciliar

A recuperação da pequena praia da curva do rio é parte importante de um projeto ainda maior: transformar o rio Itajaí-Açu em cenário principal de um grande circuito ciliar no centro de Blumenau.

Para transformar essa ideia em realidade faltará a ligação da Prainha com a Rua Itajaí — antes prevista por meio de passarela e agora pela ponte Norte-Sul — e a sonhada urbanização da margem esquerda entre a Ponte de Ferro e a Prainha. Com isso, o blumenauense vai ganhar um circuito de caminhada, corrida e pedalada de 3,7 quilômetros com direito a passar pela Beira-Rio, Ponte de Ferro, margem esquerda, Prainha e Centro Histórico.

Continua depois da publicidade

Demora um pouco, mas um dia sai do papel.