Está adiantada na Fundação Cultural de Blumenau a ideia de criar novos espaços de integração com a comunidade no Centro Histórico da cidade. Os planos incluem a criação de um anfiteatro a céu aberto nos fundos do Mausoléu Doutor Blumenau, integrado com a mata nativa daquela região.

Continua depois da publicidade

O projeto desenvolvido pela Secretaria Municipal de Planejamento Urbano também prevê, nos fundos do histórico prédio da Fundação Cultural (FCB), a construção de uma praça, de um café cultural e de uma loja de produtos artesanais e culturais. A ideia é vender no local parte da produção dos artesãos da cidade que são cadastrados na FCB.

Projeto caminha

Duas etapas importantes já foram superadas: a aprovação do projeto pelo Conselho Municipal de Política Cultural e pela Fundação Catarinense de Cultural, necessária pelo fato de o imóvel ser tombado pelo patrimônio histórico do Estado. Agora o presidente da Fundação Cultural de Blumenau, Rodrigo Ramos, trabalha na captação dos cerca de R$ 100 mil que serão investidos nas obras.

Centro Vivo

Interessante é que as ideias em curso vão ao encontro do projeto Centro Vivo, idealizado pelos sindicatos do Comércio (Sindilojas), da Habitação (Secovi) e da Construção (Sinduscon) em 2015. As entidades patronais apresentaram naquela época uma série de ideias para humanizar o Centro de Blumenau, tornando-o mais atraente para as pessoas e cidadãos. Pelo visto, aos poucos as ideias podem sair do papel.

Continua depois da publicidade