O isolamento social da população blumenauense mostrou eficiência e jogou para baixo as projeções de novos casos de Covid-19 na cidade. A avaliação é do prefeito Mário Hildebrandt que apresentou na noite de sexta-feira os possíveis números de casos para daqui a duas semanas.
Continua depois da publicidade
Em site especial, saiba tudo sobre o novo coronavírus
No cenário otimista, teremos em 1º de maio 198 casos confirmados. A projeção anterior mostrava que no dia 23 de abril poderíamos ter 212. Já num cenário mediano a projeção indica que teremos 353 casos até o primeiro dia do próximo mês. Antes a previsão era de 255 casos confirmados até o dia 23 de abril.

O que preocupa é o cenário pessimista. Antes eram previstos 371 casos até o dia 23 e agora a previsão é de 732 no dia 1º de maio. Vale lembrar que nos três cenários os números para o dia 23 caíram em relação à projeção feita na semana passada, o que comprova a eficiência do isolamento social em Blumenau.
Se compararmos os números de casos confirmados até o momento pela prefeitura de Blumenau (87) com as três projeções, fica claro que estamos mais próximos do cenário mediano, que prevê 353 casos na virada do mês. Ainda assim, o prefeito deixa claro que, cada vez mais, a oscilação futura depende do comportamento do blumenauense.
Continua depois da publicidade

Quanto mais pudermos ficar em casa melhor. Quanto mais mantivermos os doentes e idosos em casa, melhor. Quanto mais cuidados tomarmos em relação ao uso de máscaras, hábitos de higiene, afastamento entre as pessoas, mais benéfica para a população e para o sistema de saúde será a curva de infecção.
Por outro lado, se a população deixar de tomar os cuidados citados anteriormente, mais próximos do cenário pessimista estaremos, o que deve comprometer a capacidade de atendimento aos doentes e, por consequência, fazer com que registremos um número de mortos indesejado. Lembrando que até sexta-feira nenhum morador de Blumenau morreu devido à Covid-19.

As projeções são feitas por uma equipe composta por técnicos da prefeitura de Blumenau, Unimed Blumenau e Universidade Regional de Blumenau (Furb). Para o trabalho são consideradas inúmeras informações, desde o número de casos na cidade, na região e em outras cidades, até o histórico registrado em outros países que já passaram pelo pico da pandemia.