Blumenau tem hoje 90 casos confirmados de Covid-19 pelo governo do Estado e 105 pela prefeitura. A diferença existe porque o resultado dos exames feitos aqui ainda passam pela contraprova do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) em Florianópolis, cujo resultado demora alguns dias para ser divulgado.
Continua depois da publicidade
Em site especial, saiba tudo sobre o novo coronavírus
O número é bem menor que os 212 previstos numa projeção otimista feita há duas semanas para esta data. Segundo o prefeito Mário Hildebrandt, essa redução só foi possível graças ao engajamento da população na prevenção ao novo coronavírus, mantendo o isolamento quando possível, o distanciamento entre as pessoas, usando máscaras, lavando as mãos e cuidando dos idosos que devem ficar em casa.
A nova projeção apresentada ontem, prevê três cenários. No otimista, serão 163 casos em Blumenau no dia 8 de maio. Num cenário mediano, a previsão é de 303 casos de Covid-19 daqui a duas semanas. A curva de infecção registrada até o momento está mais próxima desse cenário. Já a previsão pessimista é de que teremos 546 casos da doença até 8 de maio. Isso pode ocorrer se as medidas de prevenção forem abandonadas pela população:
— Lembrando que essas medidas (de prevenção) tem que ser mantidas, senão o cenário muda rapidamente — disse o secretário de Saúde, Winnetou Krambeck.
Continua depois da publicidade

Leitos de UTI
Pela primeira vez projeções foram feitas em relação à ocupação dos leitos de UTI na cidade. Se a previsão otimista for confirmada, teremos em duas semanas 19 leitos de UTI ocupados. Na mediana, serão 34 leitos. O pior cenário traz praticamente o colapso no sistema de saúde de Blumenau. Se chegarmos a 546 casos no dia 8 de maio, teremos 61 leitos ocupados.
Hoje a cidade tem 65 leitos de UTI para os pacientes de Covid-19. Os cálculos foram feitos levando em consideração que até momento cerca de 11% dos casos na cidade foram para a UTI e eles permaneceram em média 14 dias na terapia intensiva.
Blumenau tem hoje 2,8 leitos de UTI a cada 10 mil habitantes, mas a cidade atende cidades do Médio Vale, o que faz o índice cair para 1,8 leito por 10 mil habitantes. Hildebrandt diz que há previsão de criação de mais 36 leitos com ajuda do governo do Estado.
As projeções são atualizadas semanalmente, sempre às sextas-feiras. Os cálculos são feitos por uma equipe com técnicos da prefeitura, da Unimed e da Furb e levam em consideração diversas variáveis, entre elas a evolução dos casos em Blumenau, nas maiores cidades do Estado e em toda Santa Catarina.
Continua depois da publicidade