Alerta aos aposentados e familiares de aposentados. Tem muita entidade obscura descontando parte da merecida renda mensal sem autorização ou conhecimento do beneficiário. E não basta checar o extrato do banco onde a aposentadoria é creditada. Para verificar se você ou seu parente está sendo lesado, é bom dar uma espiada no extrato da aposentadoria, emitida pelo INSS. Só lá vocês terão acesso aos valores que estão sendo descontados e ao nome das entidades que tomam posse de parte do valor.
Continua depois da publicidade
Só o Procon de Blumenau já registrou 200 reclamações neste ano de descontos indevidos. Destas, 60 geraram boletim de ocorrência na Polícia Civil. Nesses casos, os contratos ou autorizações apresentadas pelas entidades ao órgão de defesa do consumidor tinham assinaturas falsificadas, segundo os aposentados que denunciaram.
Ministério Público
O coordenador do Procon de Blumenau, André Cunha, diz que os órgãos de defesa do consumidor de todo o estado estão reunindo informações para montar um dossiê e formalizar denúncia coletiva ao Ministério Público Estadual. Já há conversas com a promotoria em Florianópolis nesse sentido.
Cunha alerta que as agências do INSS não entregam mais os extratos. Ele deve ser retirado no site meu.inss.gov.br ou no aplicativo Meu INSS, da Dataprev. O problema é que aposentados são, em grande parte dos casos, pessoa de idade avançada que pouca ou nenhuma intimidade têm com a tecnologia. Por isso, fica aqui o meu apelo aos familiares mais jovens que ajudem os aposentados da família nessa tarefa. Tem muita gente enriquecendo às nossas custas.
Continua depois da publicidade