Vai atrasar ainda mais a entrega da revitalização de parte da Rua Bahia em Blumenau. A obra que começou em março tinha, inicialmente, previsão para ser concluída em janeiro de 2019. Esse prazo mudou para março e agora a expectativa é que os trabalhos sejam concluídos até outubro do próximo ano.
Continua depois da publicidade
Siga Pancho no Facebook, Twitter e Instagram
Segundo o secretário municipal de Infraestrutura, Alexandro Fernandes, houve atraso na liberação de licenças ambientais, mas a principal causa é o fato de o Samae estar aproveitando a oportunidade para trocar a adutora que leva água tratada para a região Oeste da cidade. O ritmo dessa obra é mais lento que a revitalização em si, o que justificaria o atraso.
A troca da adutora estava prevista para 2020 e foi adiantada para evitar que o asfalto novo fosse aberto daqui a dois anos. Ao repórter Eduardo Cristofoli, da NSC TV, o presidente do Samae, Cleverton Batista, disse que essa decisão representou uma economia de R$ 500 mil aos cofres públicos.
Asfalto quebrado
Se conseguimos evitar que o asfalto novo seja quebrado em 2020, o mesmo não vai ocorrer em 2024. É para esse ano que está prevista a instalação da tubulação de esgoto na Rua Bahia, segundo a BRK Ambiental.
Continua depois da publicidade
Já questionei duas vez a BRK sobre a possibilidade de aproveitar a obra em andamento para instalar a tubulação do esgoto. Segundo a empresa, não é possível e dois motivos foram repassados.
O primeiro deles é o fato de o financiador exigir que o que for executado tem que entrar em funcionamento imediatamente, o que não seria possível na Rua Bahia. O segundo é a velocidade da obra, ainda mais lenta que a instalação da adutora do Samae.
É provável que em 2024, a BRK faça boa parte da instalação sob as calçadas para, justamente, evitar que o asfalto seja quebrado.
Revitalização
As obras na Rua Bahia se concentram entre as pontes do Salto (Lauro Müller) e do Badenfurt (Complexo Viário Bernardo Wolfgang Werner), um trecho de quase quatro quilômetros. O asfalto será substituído, haverá nova sinalização, calçadas e trechos com ciclovias e ciclofaixas. O investimento é de aproximadamente R$ 8,5 milhões, sendo que 80% estão sendo financiados pelo Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo-Sul (BRDE).
Continua depois da publicidade