A Tintas Benedett não vai mais plantar árvores frutíferas na rótula entre as ruas Almirante Tamandaré, Benjamin Constant e Estanislau Schaette. A Secretaria Municipal de Planejamento Urbano emitiu um memorando em que se coloca contrária ao plantio pelo fato de a rotatória ser um elemento de controle do trânsito e, por isso, não pode ter “obstrução visual que possa ocasionar a distração ou mesmo o bloqueio da visão do motorista que por ali trafega”.
Continua depois da publicidade
Além disso, o documento assinado pelo diretor de Mobilidade Urbana, Julian Plautz, e pelo gerente de Planejamento Viário, Paulo Sérgio da Costa Junior, lista outro possível problema. As árvores podem atrair pedestres até a rótula e ela “não prevê o acesso de pessoas através de uma travessia segura por faixa de pedestres”.
O empresário Ramon Benedett lamenta a decisão. Ele diz que vinha conversando com as secretarias de Conservação e Manutenção Urbana, responsável pelo projeto Adote uma Praça, e de Meio Ambiente e Sustentabilidade. A posição da Secretaria de Planejamento só veio depois da postagem sobre o plantio.
Sem a possibilidade de plantar, as mudas serão distribuídas neste sábado aos voluntários que por lá aparecerem. A prefeitura se comprometeu em indicar outros locais nas região em que as mudas de árvores frutíferas poderão ser plantadas.
Pelo visto houve falha na comunicação entre um empresário disposto a colaborar com a cidade e o poder público, preocupado com as consequências que isso poderia ter. Seria importante melhorar os processos para evitar problemas e desgastes como esse no futuro.
Continua depois da publicidade