O poder público tentou, mas, pelo visto, não conseguirá manter no local a histórica ponte de madeira e telhado (foto) que há décadas faz a ligação das duas margens do ribeirão do Testo, na Rua Arnold Hemmer, bairro Badenfurt. A prefeitura de Blumenau lançou na semana passada uma licitação para contratar uma empresa que vai elaborar o projeto executivo de um nova ponte no local.
Continua depois da publicidade
Siga Pancho no Facebook, Twitter e Instagram
O edital prevê uma estrutura de 40 metros de extensão por 12 metros de largura, com duas pistas e passeio compartilhado. Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Ivo Bachmann Jr., o trânsito no local aumentou consideravelmente depois da inauguração do Complexo Viário do Badenfurt e tudo indica que ficará ainda mais intenso com a duplicação da BR-470.
A ideia é aproveitar recursos de emendas parlamentares que foram destinadas para esse objetivo. Não há previsão de quando a nova estrutura será erguida.
Alternativa para manter estrutura
Continua depois da publicidade
Por três anos a charmosa ponte de madeira – batizada Emma Hemmer e que tem idade estimada em 100 anos – só serviu para travessia de pedestres. Em 2012, parte da cobertura foi arrancada por um veículo e, em 2014, ela foi interditada devido a problemas na estrutura.
No ano passado a prefeitura gastou pouco mais de R$ 200 mil para reformar a ponte e abri-la novamente ao trânsito de veículos, em outubro. Antes disso, porém, o poder público pensou em substituir a ponte por uma mais moderna, mas houve alguma resistência devido ao valor histórico.
Leia outras postagens de Pancho
Na época lembro-me que surgiu a proposta de retirar a ponte e colocá-la em outro local. Fica a sugestão para que a ideia seja novamente discutida. Não é patrimônio histórico reconhecido pelas instituições, mas certamente faz parte da história da região e da cidade.