A prefeitura de Blumenau lança nesta sexta-feira o pregão eletrônico para comprar 15 mil testes rápidos para detecção do novo coronavírus. A ideia é conhecer as propostas das empresas interessadas em fornecer os testes na próxima semana.
Continua depois da publicidade
Em site especial, saiba tudo sobre o novo coronavírus
Esses teste rápidos serão aplicados em casos suspeitos que buscarem atendimento na Central de Atendimento do Parque Vila Germânica, nos ambulatórios gerais e nos hospitais da cidade. O médico que atender o paciente vai decidir, com base em critérios pré-estabelecidos, quem fará o teste. O cuidado é necessário para evitar o resultado com falso negativo, possibilidade que existe nesses testes rápidos.
Até semana passada os testes disponíveis eram aplicados em pacientes que precisavam de internação e nos profissionais de saúde que atuam na linha de frente do combate à proliferação do novo coronavírus. Nesta semana alguns testes começaram a ser aplicados na central do Parque Vila Germânica.
No total a prefeitura pretende comprar algo em torno de 50 mil testes. Segundo o prefeito Mário Hildebrandt, a compra não é feita de uma só vez na esperança de que testes sejam enviados pelo Ministério da Saúde.
Continua depois da publicidade
Monitoramento
Outra novidade é a intensificação do monitoramento dos casos confirmados na cidade de Blumenau. O trabalho que hoje é feito pela Vigilância em Saúde terá apoio da tecnologia e deve usar até rastreamento pelo telefone celular.
Todos os casos confirmados da cidade serão monitorados a partir da Central de Controle Operacional, que está sendo montada no primeiro andar da prefeitura. O objetivo é garantir que as pessoas que têm o vírus mantenham o isolamento em casa por pelo menos 14 dias.