A prefeitura de Blumenau deve alterar a modalidade da licitação para montar o Centro de Controle Operacional (CCO), estrutura que vai ajudar a controlar o trânsito da cidade. Um estudo está em andamento na Procuradoria Geral do Município e, segundo o procurador Julio Augusto Souza Filho, é muito provável que a licitação seja relançada na modalidade concorrência.

Continua depois da publicidade

Em dezembro do ano passado a prefeitura lançou a licitação na modalidade pregão. Uma empresa interessada em participar do processo questionou a escolha na Justiça e conseguiu uma liminar suspendendo a licitação. A prefeitura recorreu ao Tribunal de Justiça, mas não conseguiu derrubar a decisão anterior.

Souza entende que o pregão é um processo mais transparente, que atrai mais interessados e, por isso mesmo, pode ser mais interessante financeiramente. O problema é que os cerca de R$ 17 milhões necessários para montar a estrutura serão financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o prazo para o investimento é agosto deste ano. Ou seja, a prefeitura não tem muito tempo a perder.

Centro de Controle

A licitação prevê a compra de equipamentos para transformar todos os semáforos da cidade em semáforos inteligentes. Com isso será possível, por exemplo, alterar remotamente os tempos de sinal vermelho ou verde para facilitar o fluxo de veículos em uma região congestionada.

Também serão compradas e instaladas cerca de 100 câmeras que vão ajudar no controle do trânsito da cidade. Com as imagens das mais de 90 câmeras da Polícia Militar que já estão disponíveis para o Seterb, a prefeitura terá imagens de quase 200 câmeras espalhadas pelas cidade. Alguns desses equipamentos poderão fazer a leitura das placas e alertar para a localização de um suspeito ou de veículos roubados.

Continua depois da publicidade