A prefeitura de Blumenau, por meio da Controladoria-Geral do Município, está finalizando o estudo para implantar um programa para detectar e prevenir casos de corrupção, fraudes, subornos, irregularidades e desvio éticos e de conduta por parte de servidores públicos municipais. Será batizado de Programa de Integridade e Compliance na Administração Pública e tem a parceria do Observatório Social de Blumenau.

Continua depois da publicidade

Nesta semana a Controladoria-Geral vai aderir ao Programa de Fomento à Integridade Pública (Profip) da Controladoria-Geral da União. Nele haverá a capacitação de agentes para implementar os mecanismos e procedimentos internos de prevenção e combate à corrupção.

O secretário da Controladoria-Geral, Rodrigo Jansen, diz que a decisão não tem relação com os episódios de suposta corrupção entre fiscais do município que recentemente ganharam visibilidade graças à ação da Polícia Civil. Os estudos são anteriores e têm como objetivo resgatar a ética e a moralidade no serviço público, exigindo maior compromisso dos servidores e da alta administração.

Continua depois da publicidade