A prefeitura de Blumenau vai encaminhar nesta quinta-feira ao governo estadual dois pedidos em relação ao retorno de duas das atividades que foram suspensas no decreto do dia 17 de março para ajudar no combate à proliferação do novo coronavírus no Estado.

Continua depois da publicidade

Em site especial, saiba tudo sobre o novo coronavírus

O primeiro deles é em relação ao transporte público. O serviço é um dos que foram suspensos pelo governo estadual e a prefeitura quer retomar o poder de decisão sobre quando e como os ônibus voltariam a percorrer a cidade.

Segundo o prefeito Mário Hildebrandt, o transporte coletivo seria retomado aos poucos e com uma série de exigências para o usuários. Uma delas seria a obrigatoriedade do uso de máscaras no interior dos ônibus.

Outro pedido feito é a possibilidade da prefeitura decidir sobre o retorno das lojas. O prefeito acredita que o governador vai autorizar a reabertura do comércio de rua na segunda-feira, mas ainda manterá suspensos os centros comerciais e shopping centers. A prefeitura gostaria de decidir quando e como esses estabelecimentos de porte maior poderiam reabrir as portas.

Continua depois da publicidade

Mário Hildebrandt diz que esses pedidos têm como base o acompanhamento que a prefeitura vem fazendo do número de casos confirmados na cidade e da capacidade de atendimento na rede de saúde. De acordo com esses dados, Blumenau teria uma “folga” em relação a outras cidades e por isso poderia flexibilizar um pouco mais a quarentena.

Isso não quer dizer que essa atividades permanecerão abertas por tempo indeterminado. O prefeito de Blumenau deixa claro que se o número de casos aumentar expressivamente, a suspensão das atividades pode voltar a vigorar.