A prefeitura de Blumenau assumiu a responsabilidade pela manutenção, limpeza e iluminação pública do viaduto da Mafisa, trecho da SC-108 que passa sobre a BR-470 no bairro Salto do Norte. Para isso, um acordo de cooperação foi assinado com a Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade. O documento foi publicado ontem no Diário Oficial do Estado e tem validade de um ano.
Continua depois da publicidade
O secretário municipal de Conservação e Manutenção Urbana, Valdeci Dutra, diz que assim que receber a notificação oficial da publicação ele pode, e deve, colocar gente para limpar e roçar a estrutura. E não só o viaduto. O acordo inclui também, segundo Dutra, o trecho da Rua Dr. Pedro Zimmermann entre a Rua Engenheiro Udo Deeke e o viaduto.
Recuperar a iluminação pública do viaduto deve demorar um pouco mais. A prefeitura terá que fazer um levantamento do que está faltando, orçar o material e acionar o consórcio responsável pelo serviço na cidade.
Há anos o viaduto está sem manutenção e havia um jogo de empurra entre as esferas municipal, estadual e federal sobre a responsabilidade pelo trecho. Com o documento, fica claro que a responsabilidade é do Estado e foi repassada temporariamente ao município. Esclarecido está.
Continua depois da publicidade