Monumentos históricos de Blumenau que hoje estão sem a devida atenção podem, em breve, ganhar restauro e manutenção periódica. O primeiro caso tem tudo para ser o da Macuca, locomotiva que puxava o trem na época em que Blumenau tinha estrada de ferro e hoje está em local de destaque na praça em frente à prefeitura da cidade.
Continua depois da publicidade
Siga Pancho no Facebook, Twitter e Instagram
A ideia é fazer parcerias com empresas de Blumenau para que elas providenciem o restauro e a manutenção em troca da possibilidade de explorar algum espaço próximo para expor a marca como responsável pela benfeitoria. A parceira para a Macuca deve ser a Cervejaria Blumenau, com quem as conversas estão adiantadas.
O empresário Valmir Zanetti lembra que a empresa sempre buscou valorizar a história da cidade e que até produz uma cerveja com o nome Macuca. A ideia é que a locomotiva seja retirada do local em março para retornar totalmente restaurada no aniversário da cidade, dia 2 de setembro.
Outros monumentos
O diretor geral do gabinete do prefeito, Marcelo Greuel, diz que essa foi a maneira encontrada para devolver a esses monumentos a relevância que eles naturalmente têm, já que dificilmente sobra algum recurso nos cofres da prefeitura. Além da Macuca, Greuel cita o Vapor Blumenau e a Ponte de Ferro Aldo Pereira de Andrade como outros pontos icônicos da cidade que podem ser beneficiados com essas parcerias com a iniciativa privada.
Continua depois da publicidade
Seria excelente termos um modelo de sucesso. Macuca e Vapor Blumenau, por exemplo, já foram restaurados inúmeras vezes com dinheiro público, e novamente estão em estado de abandono. Que a parceria seja perene.