Pomerode tem um grande desafio pela frente em relação ao patrimônio arquitetônico da cidade. Um grande diagnóstico será executado no próximo ano com o objetivo de verificar o estado de conservação dos mais de 230 imóveis tombados nas três esferas de governo. O foco são as casas erguidas com a técnica enxaimel.

Continua depois da publicidade

Siga Pancho no Facebook, Twitter e Instagram​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​

Com os dados será possível definir quais casas precisam de restauro e o valor de cada intervenção. A ideia é conseguir dinheiro para viabilizar a conservação desse patrimônio. Pomerode é conhecida como a cidade que mais tem construções enxaimel fora da Alemanha.

O Projeto de Requalificação do Patrimônio Cultural da Imigração em Pomerode será lançado oficialmente na manhã de sexta-feira, em evento no Teatro Municipal da cidade. A iniciativa é do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), prefeitura de Pomerode e Universidade Regional de Blumenau (Furb).

O levantamento será feito por alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da instituição de ensino blumenauense, supervisionados por professores e técnicos do Iphan. Segundo o chefe do escritório técnico de imigração do Iphan, Marco Gabriel, trata-se de um trabalho pioneiro no Brasil, devido à quantidade de imóveis que serão avaliados.

Continua depois da publicidade