Bicicletas recuperadas pela Polícia Militar e que não foram buscadas pelos proprietários estão sendo transformadas em triciclos adaptados para portadores de deficiências. O primeiro exemplar será apresentado oficialmente nesta semana pelo comandante do 10º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Jefferson Schmidt.

Continua depois da publicidade

A ideia é fazer um sorteio entre moradores de Blumenau que comprovadamente tenham alguma deficiência física. Os detalhes para isso devem ser divulgados na sexta-feira. aos interessados, a dica é ficar de olho nas redes sociais do 10º Batalhão da PM.

Os triciclos só foram viabilizados graças a uma parceira da PM com o Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), Metalúrgica Reis e Instituto Federal Catarinense (IFC). O poder Judiciário autorizou a PM a usar as cerca de 30 bicicletas apreendidas que estava num depósito. A Metalúrgica Reis entrou com o projeto, que teve que ser desenvolvido do zero, e com a mão de obra. Já o IFC também vai colaborar com a montagem das bicicletas com a ajuda dos alunos de cursos em Mecânica.

Cerca de 30 bicicletas estão no depósito. A Polícia Militar desde 2017 tenta localizar, sem sucesso, os donos delas. Por isso a Justiça autorizou a transformação. Não se sabe quantos triciclos poderão ser construídos. Vai depender da possibilidade de aproveitamento das peças, o que será avaliado durante a montagem.

Continua depois da publicidade