Projeto curioso da Polícia Militar de Blumenau começa a sair do papel neste início do ano. O 10º Batalhão vai ocupar uma casa de 400 metros quadrados na Rua Theodoro Holtrup, bairro Vila Nova, que pertence ao governo do Estado. O imóvel já passou por uma limpeza e aos poucos deve dar espaço a uma academia de musculação para os policiais da corporação e outra de artes marciais.

Continua depois da publicidade

Além de melhorar o condicionamento físico e as habilidades dos agentes públicos da segurança, o espaço também será usado para atrair crianças e adolescentes carentes da cidade e fazer com que elas participem de aulas de artes marciais. Servirá para integrar a comunidade com a Polícia Militar e para dar uma opção mais saudável para o corpo e mente das crianças e adolescentes que, sem atividades, viram alvo fácil de gente mal intencionada. Para colocar a ideia em prática a corporação vai aproveitar o know how de policiais que já desenvolvem projetos semelhantes em diferentes bairros da cidade.

O comandante do 10º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Jefferson Schmidt, diz que tudo será colocado em prática ao longo do ano e adianta que vai precisar do apoio da comunidade.

Mais viaturas

Por falar em Polícia Militar de Blumenau, o 10º Batalhão já tem garantidos para este ano R$ 100 mil do Ministério da Justiça para compra de motocicletas. O valor é fruto de emenda parlamentar do senador Dalírio Beber (PSDB). A contrapartida do governo do Estado é de pouco mais de R$ 21 mil.

Com o dinheiro o comandante da corporação espera comprar pelo menos duas motos mais potentes e equipadas para melhorar os serviços da Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas (Rocam). A previsão dele é a de que os veículos sejam comprados no segundo semestre deste ano.

Continua depois da publicidade

Novo batalhão

Uma das metas do 10º Batalhão da Polícia Militar, em Blumenau, para 2019 é começar a tirar do papel o projeto de construção de um novo prédio para abrigar a corporação. A idéia é construir o imóvel no mesmo terreno da Rua Almirante Tamandaré, mas com dimensões e características mais apropriadas que o atual.

O tenente-coronel Jefferson Schmidt já tem o projeto arquitetônico elaborado e cedido pelos profissionais da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (Ammvi). O objetivo agora é licitar o projeto executivo em 2019 para começar a obra em 2020.

Outra meta da corporação para este ano é fortalecer o trabalho com os Conselhos de Segurança e a Rede de Vizinhos.