Hospitais de Blumenau estão preocupados com uma consequência do novo coronavírus que não tem relação direta com a doença provocada por ele. Consta que as pessoas que precisam de atendimento por outros motivos estão adiando a ida ao hospital por medo de contrair a Covid-19.
Continua depois da publicidade
Em site especial, saiba tudo sobre o novo coronavírus
Com isso, quem procura atendimento chega ao hospital mais debilitado e acaba tornando o tratamento mais difícil e perigoso. No Hospital Santa Catarina, por exemplo, o índice de internação entre as pessoas que procuram o pronto-atendimento aumento de 9,3% em janeiro para 21% em abril.
O superintendente médico, Humberto Tridapalli, diz que a instituição registrou recentemente vários casos de infartos e AVC com complicações que buscaram tardiamente o atendimento:
— Situações que não víamos há muitos anos e com consequências importantes aos pacientes.
Continua depois da publicidade
No Hospital do Pulmão a percepção é a mesma. Segundo o pneumologista Mauro Kreibich, pacientes que precisam de tratamento contínuo estão faltando, desmarcando ou adiando as consultas. A preocupação é maior agora que a temperatura começa a diminuir, o que provoca mais crises respiratórias.
Vale lembrar que desde o início da pandemia aqui na cidade os hospitais adotaram práticas para evitar aglomerações e a convivência de pessoas suspeitas de Covid-19 com as demais que procuram o pronto-atendimento. Há triagem na chegada e o atendimento é feito de forma isolada com todos os cuidados exigidos pelo Ministério da Saúde.