Caiu 10,1% o número de visitantes da Oktoberfest nos primeiros cinco dias de festa. De quarta a domingo entraram no Parque Vila Germânica 116.157 pessoas, contra 129.262 no mesmo período do ano passado.
Continua depois da publicidade
Siga Pancho no Facebook, Twitter e Instagram
O consumo de chope caiu mais ainda. Os 306.964 copos vendidos até domingo representam uma queda de 17,6% em relação ao mesmo período do ano passado, quando nos cinco primeiros dias foram vendidos 372.763 copos.
Para o presidente do Parque Vila Germânica e secretário de Turismo, Ricardo Stodieck, a explicação é simples. A chuva e a eleição afastaram o folião, que deve vir em peso no próximo fim de semana. Já o consumo de bebida caiu mais ainda, muito provavelmente devido às temperaturas mais agradáveis neste início de primavera.
Mais comida
Continua depois da publicidade
A notícia boa vem do consumo de comida. Mesmo com a diminuição de público, foram vendidos 98.428 itens de alimentação, um aumento de 20% em relação ao ano anterior.
Stodieck diz que alguns fatores podem explicar o fenômeno. Um deles é a qualidade que, na avaliação dele, vem aumentando ano a ano.
Outro fator importante é a adoção do cartão magnético (Oktober Karte) como única forma de pagamento. Para o secretário de Turismo, diminuíram as filas e o atendimento foi agilizado, reduzindo também o tempo para o pedido da comida.