Diminuiu 4,44% o número de passageiros transportados no sistema de transporte coletivo de Blumenau nos primeiros seis meses deste ano em relação ao primeiro semestre do ano passado. A média mensal em 2017 era de 2.164.652 usuários e neste ano foi de 2.068.433. Os dados são do Serviço Autônomo Municipal de Trânsito e Transporte de Blumenau (Seterb).

Continua depois da publicidade

Siga Pancho no Facebook, Twitter e Instagram​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​

Vale lembrar que no primeiro semestre do ano passado o sistema era mantido em caráter emergencial pela Viação Piracicabana e eram frequentes os problemas relacionados à qualidade dos veículos usados. Neste ano a responsabilidade é da Blumob, que pertence ao mesmo grupo da Piracicabana e opera o sistema em caráter definitivo, o que trouxe visíveis melhorias ao transporte coletivo da cidade. O problema é que mesmo com a qualidade dos veículos em ascenção, os 238 ônibus da Blumob deixaram de transportar, em média, 96.219 passageiros por mês.

A queda no número de passageiros é um fenômeno nacional. Foi de 9,5% em todo o país no ano passado, de acordo com a Associação Nacional das Empresas de Transporte de Passageiros (NTU). Ou seja, mesmo em queda, os índices de Blumenau ainda são menores que os do Brasil. Muito provavelmente graças à virada de chave do Consórcio Siga para a Piracicabana e desta para a Blumob.

Melhorias

Continua depois da publicidade

O presidente do Seterb, Marcelo Althoff, ainda acredita que ainda é possível acabar com a evasão de passageiros do transporte coletivo na cidade. Isso porque ainda há novidades a serem implementadas no sistema, como os dois novos terminais, os novos corredores exclusivos nas ruas Itajaí e Humberto de Campos (incluindo o prolongamento) e a renovação total da frota que será concluída no próximo ano.

Outra ação que pode ajudar é o foco da campanha que será lançada no próximo ano. Nos últimos meses a publicidade do Seterb esteve preocupada em mostrar que há uma nova empresa operando na cidade e que os problemas gerados na época do Consórcio Siga ficaram no passado. Em 2019 o foco será no estímulo à utilização.

— Muita gente fala mal sem nunca ter andado de ônibus — diz Althoff.

Integração

Outra ação importante para acabar com a queda no número de passageiros em Blumenau é o Plano de Segurança Viária, que está em elaboração por um consórcio internacional contratado pela prefeitura. A ideia é integrar o controle de tráfego, de semáforos e de ônibus no Centro de Operações que será montado onde antes estava a Câmara Municipal, no primeiro andar da prefeitura. Integrados e com ajuda dos dados gerados pelo recente monitoramento da frota por GPS, a tomada de decisões para agilizar o ir e vir do blumenauense será mais rápida e efetiva.

Pena que a elaboração do Plano de Segurança Viária não evolui como imaginado. O consórcio contratado tem dificuldades para agilizar os trabalho e já foi notificado pela prefeitura. A esperança é que o serviço evolua melhor a partir de agora.

Continua depois da publicidade