Começa hoje trabalho importante de redução da estrutura da Companhia Urbanizadora de Blumenau (URB). A determinação do prefeito Mário Hildebrandt para o novo presidente da empresa de economia mista, Rafael Jansen, é enxugar a máquina.
Continua depois da publicidade
A expectativa é que boa parte das 68 pessoas que ocupam cargos comissionados seja dispensada. Só nesta segunda-feira serão 15 e outros mais sairão ao longo da semana. No total, a URB tem hoje 623 funcionários, entre efetivos e comissionados.
Jansen revela que uma auditoria externa será contratada para fazer uma análise completa da Urbanizadora, trabalho que dará suporte na tomada de decisões que devem vir pela frente. O principal objetivo é conter gastos e diminuir as dívidas, colocando em prática uma reestruturação econômica e financeira.
Jansen sempre foi um crítico da URB. Quando estava à frente da Secretaria de Serviços Urbanos de Blumenau, entre 2014 e 2017, ele dizia que só loucos são capazes de assumir a presidência da empresa e classificou-a como uma câncer para a prefeitura, capaz de sugar milhões da administração pública sem justificar, na prática, os aportes. Para muitos, a URB funciona como um cabide para cabos eleitorais, especialmente aliados dos vereadores da cidade.
O novo presidente diz que só aceitou o desafio porque terá a dura missão de sanear a Urbanizadora, o que, segundo ele, pode ser feito em um ano se tiver o apoio político e financeiro necessário.
Continua depois da publicidade