Das 65 audiências que ocorreram nesta semana durante o mutirão de conciliação visando a desapropriação de terrenos para a duplicação da BR-470, 70% resultaram em acordo. No total, foram negociados mais de R$ 14 milhões. Os trabalhos foram coordenados pela Justiça Federal de terça a quinta-feira.
Continua depois da publicidade
Siga Pancho no Facebook, Twitter e Instagram
O superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) em Santa Catarina, Ronaldo Carioni Barbosa, esperava um índice maior de acordos, mas ainda assim diz que será possível avançar na obra ao longo de 2019. Não há, por enquanto, novos mutirões agendados.
Carioni se mostra cada vez mais confiante com o novo governo federal. Diz que o futuro ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, foi diretor do DNIT. A impressão que ficou na passagem pelo órgão foi a de uma pessoa capacitada e resolutiva.
Obra parada no fim de ano
As obras de duplicação da BR-470 terão um intervalo no fim de ano, tanto para dar folga aos trabalhadores como para ajudar no deslocamento de turistas que usam a rodovia. Os trabalhos seguem até o dia 21 de dezembro, último dia de trabalho antes do recesso, para serem retomados no dia 7 de janeiro.
Continua depois da publicidade
O único pedido que faço é para que as empresas responsáveis deixem os trechos em obra bem sinalizados. Teremos muitos condutores que não estão acostumados com a rodovia e que facilmente podem se perder ou provocar um acidente se a sinalização não ajudar.