A Justiça Federal vai promover de terça a quinta-feira mais um mutirão de conciliação visando a desapropriação de terras para a duplicação da BR-470 entre Navegantes e Indaial. Serão 65 audiências coordenadas pelo juiz Antônio Araújo Segundo e com a participação de mais quatro magistrados, além do acompanhamento de quatro procuradores federais e um defensor público federal.

Continua depois da publicidade

Siga Pancho no Facebook, Twitter e Instagram​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​

Serão negociadas áreas nos municípios de Gaspar, Blumenau e Indaial. Esta é o terceiro mutirão promovido pela Justiça Federal com essa finalidade. Em 2017 o trabalho deu fruto a 36 conciliações. Em 2018 foram oito.

Os processos foram ajuizados pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) em outubro. Segundo a Justiça Federal, as audiências só não foram agendadas antes porque o DNIT só depositou o valor estimado nas negociações na semana passada, algo em torno de R$ 25 milhões.

O superintendente do DNIT em Santa Catarina, Ronaldo Carioni Barbosa, diz que ainda acredita que será possível entregar oito quilômetros de rodovia duplicada ainda em 2018, no lote 2, entre Ilhota e Gaspar. Segundo ele, essas novas desapropriações serão importantes para entregar outros 12 quilômetros até meados do próximo ano. Nos cálculos dele, os 74 quilômetros só devem ser entregues em 2022.

Continua depois da publicidade