Por Jean Laurindo, interino
Um passeio pelo Centro Histórico é programa quase obrigatório para turistas que visitam Blumenau – e até para moradores da cidade que aproveitam a folga por aqui. Os museus são protagonistas desta região que mantém viva parte da história local. Dados da Fundação Cultural mostram que, desde o início de dezembro até ontem, 3,2 mil pessoas passaram pelas quatro instituições dedicadas à preservação da história.
Continua depois da publicidade
Os espaços só não abriram as portas nos dias 24, 25 e 31 de dezembro e 1o de janeiro. A fundação ainda não fez o comparativo com os números de 2016, mas o gerente de museus, Fabiano André Raulino, diz-se satisfeito com o movimento, que inclusive exigiu a contratação de mais funcionários.
A maioria dos visitantes são moradores da região e de outras cidades de SC.
O Museu da Cerveja, que fica no Biergarten e é administrado pela Secretaria de Turismo, teve 5.298 visitantes até 28 de dezembro – os números dos últimos dias ainda não estavam disponíveis. Desse total, 240 vieram de outros países, como Argentina (79), Uruguai (40) e Alemanha (24). Quando fechar o balanço final do mês o espaço deve ficar muito perto do registrado em dezembro de 2016, quando o público foi de 6.087 pessoas.
Continua depois da publicidade