Depois de quatro anos, finalmente está sendo finalizado o restauro e recuperação do muro da Paróquia Luterana Blumenau Centro, na Rua Amazonas. Parte da estrutura caiu em duas ocasiões, em 2013 e 2014, sempre depois de chuvas fortes. Na época os episódios colocaram em risco pedestres e motoristas que passavam pelo local, mas logo uma contenção temporária foi providenciada para evitar novos deslizamentos.
Continua depois da publicidade
Siga Pancho no Facebook, Twitter e Instagram
No ano passado, a paróquia providenciou um novo sistema de drenagem no local. Também foram colocados os gabiões que serviram para conter toda e qualquer movimentação de terra. Agora está sendo feito o restauro propriamente dito, com a colocação das pedras e a substituição de outras pedras que já estavam rachadas.
A demora ocorreu pelo fato de o muro estar no entorno de dois imóveis tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O conserto e restauro só poderiam ser providenciados após análise e aprovação da autarquia do governo federal, o que sempre é um pouco burocrático e, consequentemente, lento.
Além disso a paróquia teve que realizar campanhas para bancar o serviço. Dos cerca de R$ 100 mil investidos,o pastor Milton Jandrey estima que 60% vieram por meio de doações da comunidade para essa finalidade.
Continua depois da publicidade