Donos de imóveis da Rua Curt Hering, no Centro de Blumenau, conheceram nesta semana o que a prefeitura chama de projeto de requalificação da via. Como adiantado aqui, a ideia é tornar a Curt Hering um rua que privilegia o pedestre, com calçadas mais largas, sem vagas de estacionamento público e com trânsito de veículos motorizados em baixa velocidade, com máxima em 30 km/h.

Continua depois da publicidade

Siga Pancho no Facebook, Twitter e Instagram​​​​​​​

Para isso, o poder público pretende ratear o investimento com os donos de imóveis, seguindo o exemplo do que foi feito com a criação do bem-sucedido Calçadão Brueckheimer, transversal da Curt Hering. O custo estimado pelo secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Ivo Bachmann Jr., é de R$ 2,5 milhões.

Um dos mais empolgados é o presidente do Sindicato do Comércio Varejista (Sindilojas), Emílio Schramm. Ele é um dos idealizadores do Projeto Centro Vivo, que reúne ideias para requalificar toda a região central da cidade, tornando-a mais atraente para o comércio e para as pessoas. Para ele, tanto o Calçadão Brueckheimer quanto o projeto da Curt Hering são embriões do que pode vir a ser a grande e desejada mudança.

Tempo e custo

Continua depois da publicidade

Algumas dúvidas foram colocadas pelos que participaram da apresentação. Muitos querem saber quanto duraria a obra, já que os acessos às lojas estariam prejudicados durante os trabalhos. Bachmann garante que é possível minimizar o temporário impacto negativo, especialmente se a execução for feita quadra a quadra.

Outra dúvida que surgiu foi em relação ao custo, elevado para alguns. A estimativa leva em conta um novo pavimento, novo mobiliário e, principalmente, um novo sistema de drenagem. Como calçada e rua estariam no mesmo nível, sem o meio fio, é necessário um sistema eficiente para evitar alagamentos em dias de chuva forte.

A prefeitura vai agora finalizar o projeto executivo para então fazer o orçamento detalhado e repassar as informações aos proprietários. Bachmann não descarta a possibilidade dos próprios empresários contratarem a obra. Com isso, é possível que os custos diminuam e a velocidade aumente.

Centro revive

De fato é um projeto para o qual não se pode fechar os olhos. Pelo contrário. Deveria sair do papel o quanto antes, até mesmo para aproveitar o bom momento pelo qual passa a via, em especial a última quadra junto à Rua Marechal Floriano Peixoto. A instalação de novos bares e restaurantes trouxe de volta o movimento que o Centro tinha em áureos tempos e a qualificação é necessária para garantir os direitos de todos na mobilidade, no conforto e nas opções de lazer e comércio.

Continua depois da publicidade

Leia outras postagens de Pancho​​​​​

Que ganhe a simpatia e o carinho de todos os envolvidos. Que seja avaliado de olho no futuro da cidade e na qualidade de vida dos blumenauenses. A Curt Hering e o Calçadão Brueckheimer podem ser o ínicio de uma grande e necessária transformação na cidade e nas mentes das pessoas que ainda acreditam que dar mais espaço aos carros é a solução de todos os problemas.