“Prioridade absoluta” foi o termo usado pelo ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, para classificar a duplicação da BR-470 em relação aos demais investimentos necessários na região do Vale do Itajaí. Mais do que isso, ele disse na reunião da Frente Parlamentar Catarinense, em Itajaí, que prioridade é uma palavra no singular. Ou seja, não há outra além de concluir a obra de mais de 73 quilômetros entre Navegantes e Indaial que começou em 2014 e não tem prazo certo para ser concluída.
Continua depois da publicidade
A explicação foi dada quando o ministro respondia uma pergunta sobre o investimento na Via Portuária, em Itajaí. Freitas deixou claro que não se pode pensar em Via Portuária enquanto não for concluída a duplicação da nossa mais importante rodovia.
Ainda sobre a BR-470, o ministro disse que sentiu a pressão e sai da região motivado em liberar os recursos possíveis e avançar no andamento da obra. Lideranças políticas e empresariais comemoraram, apesar de uma presidente da República já ter dito no passado que a obra era “questão de honra”. Desta vez pareceu mais factível. Era alguém da pasta respondendo perguntas das lideranças, e não um discurso unilateral. Faz diferença.
Cronograma pífio

O ministro Tarcísio Freitas disse ontem, com os pés no novo asfalto que foi liberado para o trânsito em Ilhota, que é possível concluir a duplicação até 2021. Antecipou em um ano a previsão do superintendente do DNIT em Santa Catarina, Ronaldo Carioni Barbosa, que tinha como meta entregar os mais de 73 quilômetros de duplicação até o final do mandato do presidente Jair Bolsonaro, em 2022.
Pelo andar da carruagem, com cinco anos de obra em andamento, centenas de desapropriações pendentes e com pouquíssima obra em andamento nos lotes 3 e 4, entre Gaspar e Indaial, custa acreditar que qualquer um desses prazos seja cumprido.
Continua depois da publicidade
Concessão da rodovia

Sobre a concessão da BR-470 à iniciativa privada, o ministro da Infraestrutura disse que com a duplicação entre Navegantes e Indaial concluída até 2021, a empresa responsável pela rodovia poderia assumir no mesmo ano.
Explicou que o modelo de concessão está sendo revisto e que a ideia é repassar à iniciativa privada o trecho duplicado e o trecho entre Indaial e a BR-116. Freitas prevê para o início do próximo ano a consulta pública que daria início a esse processo.
Se eu não acredito no prazo de 2021 para conclusão da obra, nem preciso dizer sobre a concessão, certo?
Blumenau representada

Merece destaque a presença e pressão de representantes da cidade e da região na reunião da Frente Parlamentar Catarinense com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, na sede da Amfri em Itajaí. Prefeito, secretários, servidores públicos, lideranças empresariais, vereadores e deputados marcaram presença e cobraram. Gaspar e Rio do Sul também se destacaram, com os prefeitos presentes e outras lideranças.
Continua depois da publicidade
Prioridade na bancada
Se a prioridade do governo federal no vale do Itajaí é a BR-470, que seja também essa a prioridade dos nossos representantes no Legislativo federal, deputados e senadores. É o desejo do presidente da Associação Empresarial de Rio do Sul, Eduardo Schroeder,que também esteve na reunião.
O líder do Alto Vale também pediu novos projetos para o trecho de Blumenau. Segundo ele, a duplicação aqui estará defasada quando for entregue.