Sem sucesso no inquérito civil que abriu há dois anos, o Ministério Público entrou com uma ação na Justiça para tentar fazer com que a prefeitura de Blumenau restaure o imóvel conhecido como Casarão Jensen, ao lado do Ambulatório Geral da Itoupava Central, às margens da Rua Dr. Pedro Zimmermann. A casa tem mais de 100 anos e fez parte do patrimônio da Companhia Jensen, tradicional empresa do ramo de laticínios que teve sede na mesma região. Segundo a historiadora Sueli Petry, ela era usada como residência pelos diretores da companhia.
Continua depois da publicidade
Siga Pancho no Facebook, Twitter e Instagram
Apesar da ação do MP, a prefeitura diz que tem trabalhado para tombar o imóvel como patrimônio histórico, processo que está encaminhado internamente. Também já há conversas, segundo o secretário de Desenvolvimento Urbano, Ivo Bachmann Jr., para restaurar o imóvel e dar a ele, além da relevância histórica e cultural merecida, alguma serventia. É provável que nas próximas semana uma arquiteta especializada seja contratada para evitar a perda da casa e elaborar o projeto de restauro. A ideia é integrar melhor o imóvel com o próprio ambulatório e com a feirinha livre que funciona ao lado.
Leia outras postagens de Pancho
A prefeitura também quer conversar com o Conselho de Desenvolvimento da Itoupava Central (Coodeic) com o objetivo de dar ao imóvel o melhor destino.
Continua depois da publicidade