Começou ontem mais uma fase do projeto Crescer e Semear, dedicado a melhorar a alimentação de estudantes do ensino público municipal de Blumenau. Desta vez 45 merendeiras de 13 escolas e centros de educação infantil participaram de uma oficina sobre técnicas de corte com as chefs Lidiane Barbosa, idealizadora do projeto, e Suzana Wascheck, chef do restaurante Dom Rosso (Quality Hotel).

Continua depois da publicidade

Outras três oficinas serão oferecidas com os chefs Luiz Zaga (Villa do Vale Boutique Hotel), Nana Oliveira (Nana Hamburgueria) e Janaina Rueda (A Casa do Porco, SP). A primeira será sobre hambúrgueres e acompanhamentos, a segunda sobre risotos e aproveitamento integral dos alimentos e a terceira sobre merenda saudável. Só pra sentir o nível dos chefs, o restaurante A Casa do Porco ficou em 39º lugar entre os 50 melhores do mundo anunciados em junho deste ano. É o brasileiro melhor colocado na lista.

Estudantes conscientes

Em setembro começam as ações com cerca de 900 estudantes dos 8º e 9º anos. Divididos em turmas eles vão ao supermercado para oficinas e compras simuladas. Nessas compras serão avaliadas as escolhas com base na quantidade de nutrientes de cada alimento e o custo deles, ajudando também na formação das crianças em finanças domésticas.

Até o fim do ano, estudantes mais novos também participarão de atividades com o objetivo de melhorar a alimentação não só nas escolas e creches, mas também em casa. A ideia é fazer com que os conceitos sobre alimentação saudável e economia doméstica sejam levados para casa.

Continua depois da publicidade