Laudo técnico solicitado pela Justiça Federal e assinado pelo engenheiro florestal Dagoberto Stein Quadros afirma que manter o esqueleto do edifício América é mais benéfico ao meio ambiente do que demolir a estrutura, erguida no Centro Histórico de Blumenau ao lado da Praça Hercílio Luz, mais conhecida como Biergarten. A afirmação está na resposta dada a um dos questionamentos feitos pelo Ministério Público Federal, autor de ação que pede a demolição do prédio inacabado por ter sido erguido em área de preservação permanente.
Continua depois da publicidade
Siga Pancho no Facebook, Twitter e Instagram
O laudo completo tem 87 páginas e vários anexos. O material será analisado pela Justiça e deve servir de base para uma definição sobre o futuro do esqueleto que há décadas torna mais feio um dos recantos mais importantes da cidade.
A Justiça também levará em conta a manifestação das partes. O próprio Ministério Público Federal, por exemplo, pede a complementação do laudo pericial com o objetivo de dar fim a fatos controversos nele contidos. Apesar da afirmação destacada no início desta nota, o MPF diz que, com base no total teor do documento, “é possível concluir que a demolição da edificação irregular mostra-se muito mais vantajosa ambientalmente”.
Se for autorizada a conclusão do prédio, há investidor interessado em transformá-lo em um hotel. Se a decisão for pela demolição, restará recuperar de alguma maneira a fauna e a flora da área, além de cercá-la para evitar nova ocupação. O agravante é que nos fundos da edificação está a sede do Clube Náutico América, tradicional equipe de remo da cidade.
Continua depois da publicidade
Como já disse antes, que a decisão venha rapidamente. Ficar do jeito que está é que não suportamos mais.