Chegou a 900 a quantidade de cartões do sistema de transporte coletivo de Blumenau que já foram bloqueados por fraude desde agosto, quando começou a fiscalização por reconhecimento facial nos ônibus da cidade. A informação é do presidente do Serviço Autônomo Municipal de Trânsito e Transportes de Blumenau (Seterb), Marcelo Althoff.
Continua depois da publicidade
Siga Pancho no Facebook, Twitter e Instagram
O número impressiona a autarquia. Equivale a pouco mais de 6% dos 14 mil cartões de estudantes que há na cidade. Althoff diz que não imaginava que em tão pouco tempo chegaria a essa quantidade de fraudes flagradas no sistema. Isso que a fiscalização foi maciçamente divulgada nos meio de comunicação de Blumenau.
A fraude ocorre, principalmente, quando uma pessoa que pagaria passagem inteira usa um cartão destinado a estudante para pagar apenas metade do valor. Em grande parte dos casos os próprios pais usam o cartão do filho estudante.
O golpe é comprovado por meio de câmeras instaladas em todos os ônibus da cidade. Ela fotografa os usuários e o sistema compara com as fotos que estão registradas no cadastro da pessoa que foi beneficiada com cartão para estudante ou passe-livre. Quando a imagem não coincide, as pessoas são chamadas para prestar esclarecimentos junto ao Seterb e Blumob, empresa que presta o serviço na cidade.
Continua depois da publicidade
Inicialmente o cartão é bloqueado por 30 dias. Na reincidência o bloqueio é de 60 dias e a cada uso indevido soma-se mais 30 dias.