A tempestade que caiu sobre Blumenau na tarde desta quarta-feira, 24 de janeiro, fez com que mais da metade da cidade ficasse sem energia elétrica. Segundo o chefe da Divisão Técnica da Celesc, Valmir Dalbosco, aproximadamente 79 mil das 150 mil unidades consumidoras de Blumenau — entre residências e empresas — tiveram o fornecimento de energia interrompido.
Continua depois da publicidade
Siga Pancho no Facebook, Twitter e Instagram
O problema ocorreu devido a um raio que rompeu um cabo de cobertura, que serve justamente para proteger a linha de distribuição. O incidente provocou um curto-circuito e as subestações dos bairros Velha e Garcia, que abastecem duas das regiões mais populosas da cidade, pararam de funcionar. A interrupção também atingiu parte do bairro Victor Konder.
Leia outras postagens de Pancho
Dalbosco diz que a energia começou a voltar depois de meia hora, principalmente nos bairros alimentados pela subestação do Garcia, primeira que voltou a funcionar. Para religar a subestação do bairro Velha o trabalho foi mais demorado. Era necessário retirar de uma torre de 25 metros de altura o cabo que foi danificado.
Continua depois da publicidade
O chefe da divisão técnica da Celesc diz que não há como evitar esse tipo de transtorno causado por um raio. As consequências seriam piores se não houvesse o cabo que foi rompido pela descarga elétrica.