Chegou no início da tarde desta quinta-feira ao Aeroporto Quero-Quero, em Blumenau, um exemplar do avião que é considerado o maior monomotor e o maior biplano do mundo. É um Antonov An-2 fabricado na Rússia na década de 1970, que veio de São Paulo em duas horas e meia de voo graças a um motor de 1 mil cavalos.

Continua depois da publicidade

A aeronave pertence ao empresário Denis Lunelli, de Jaraguá do Sul. Ele é colecionador e está reunindo exemplares curiosos e históricos em um hangar do aeroporto blumenauense. Em julho, por exemplo, registrei neste espaço a chegada de um triplano de 1917 usado na 1ª Guerra Mundial.

ASSISTA A UM VÍDEO DO ANTONOV AN-2

A ideia de Denis é abrir o espaço à visitação pública em meados de 2019. Ao lado do hangar ele já está construíndo uma edificação que vai abrigar restaurante, pub, e uma loja conceito da marca Hangar 33, produzida na fábrica da família que fica em Guaramirim.

Exposição

Continua depois da publicidade

Dez aeronaves devem fazer parte do acervo de Lunelli. Com o Antonov já estão no hangar outros oito aviões. Além do triplano da 1ª Guerra, faz parte da coleção o Colomban Cri-Cri modelo MC-12, considerado o menor bimotor do planeta.

Segundo o empresário ele foi desenhado para ser um grande aeromodelo, mas é capaz de receber um piloto. O exemplar que está em Blumenau voa graças a dois motores usados na moto DT-180 da Yamaha.