O empresário Luciano Hang, dono da rede varejista Havan e um dos mais populares apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PSL), será o homenageado da cerimônia de abertura da 36ª Oktoberfest, que ocorre hoje às 22h no Eisenbahn Biergarten do Parque Vila Germânica. Caberá a ele retirar o caneco da primeira festa (1984) da Krugplatz (Praça do Caneco) e entregá-lo aos monges produtores de cerveja que o conduzirão ao palco onde estarão as autoridades.

Continua depois da publicidade

O ritual já é uma tradição na abertura da Oktoberfest. O caneco fica guardado durante o ano nessa praça, que fica na área aberta do parque, em frente ao Setor 2. Ele é retirado pelo homenageado do ano, conduzido ao palco e só retorna à Praça do Caneco no último dia da festa, 27 de outubro.

No cerimonial desta noite a homenagem a Hang será justificada pelo fato dele ser o responsável por cuidar da manutenção de um dos mais importantes pontos turísticos da cidade — o Castelinho da Rua XV — e por gerar mais de 22 mil empregos diretos no Brasil.

No ano passado o homenageado foi o criador do tirante de caneco de chope, Curt Walter Grop (in memoriam), e em 2017 o publicitário Luiz Cé, criador do Vovô Chopão, foi o responsável por entregar o caneco aos monges.

Continua depois da publicidade