Cerca de 100 pessoas foram ao Neumarkt Shopping na terça-feira à noite ouvir o jornalista e escritor Laurentino Gomes contar um pouco sobre a pesquisa que fez para escrever o primeiro livro da Trilogia “Escravidão”, lançamento da Globo Livros.

Continua depois da publicidade

Foram seis anos de pesquisa lendo mais de 250 livros e visitando 12 países, muitos na África. No primeiro volume ele abrange o período entre o primeiro leilão de cativos em Portugal até a morte de Zumbi dos Palmares, em 1695.

Tive o prazer de mediar a conversa e fiquei impressionado com as informações repassadas pelo autor e com o nível das questões que foram feitas a ele. Pelo visto, o autor que recontou a história da vinda da corte portuguesa para o Brasil, da independência e da proclamação da República nos livros 1808, 1822 e 1889 não nos decepcionará nesse novo trabalho sobre tão obscuro período da nação.

Curiosidade

Laurentino é paranaense. Foi repórter de importantes meios de comunicação e teve passagem marcante por Blumenau. Quando trabalhava para o jornal O Estado de S.Paulo ele cobriu a enchente de 1983, aquela que durou praticamente um mês e aterrorizou o Brasil inteiro com cenas e histórias que ficaram gravadas nas mentes de muitos.

O jornalista lembra bem das dificuldades em conseguir linha telefônica para repassar os textos e fotos para o jornal de São Paulo. Sim, as fotos eram transmitidas por um aparelho chamado telefoto, algo semelhante ao aparelho de fax, mas muito mais lento e pesado.

Continua depois da publicidade

Direto do túnel do tempo, há 36 anos.