Há uma luz no fim do túnel para evitar o completo desaparecimento do imóvel histórico que fica no número 3.587 da Rua Frederico Jensen, no bairro Itoupavazinha, em Blumenau. Em ação movida pelo Ministério Público contra a empresa proprietária do casarão, a Justiça concedeu liminar determinando o restauro do imóvel que foi erguido em 1888, há 130 anos portanto.
Continua depois da publicidade
Siga Pancho no Facebook, Twitter e Instagram
O único problema é que o serviço é caro e a empresa dona da casa não tem como arcar com a despesa. Há uma conversa com a prefeitura de Blumenau para tentar mudar o tipo de tombamento. Se a alteração for permitida, o custo do restauro pode cair. Isso porque hoje é necessário o restauro total da casa, por dentro e por fora. Se houver a mudança, o restauro seria apenas da fachada, permitindo alterações na parte de dentro do imóvel. O advogado da empresa proprietária do imóvel diz que espera uma solução até o fim do ano.
História
Segundo os registros da prefeitura de Blumenau, a casa está localizada em um dos mais antigos caminhos da época da colonização, conhecida na época como Estrada da Cachaça. O imóvel foi erguido por August Friedrich Carl Fiedler e depois passou para a família de Arnold Muller. Ainda segundo os registros oficiais, o casarão foi sede da primeira loja de tecidos da região.
Faz tempo que a coluna acompanha a situação do imóvel. Ele foi tombado pelo município em 2009, mas a situação piora a cada ano. Parte do telhado já caiu e a fachada está cada vez mais descaracterizada. Que a solução apareça o quanto antes para preservarmos nossa história e nosso patrimônio histórico e cultural.
Continua depois da publicidade