Está programado para o dia 27 de julho, daqui a duas semanas, o início da instalação dos semáforos inteligentes nas ruas de Blumenau, primeira fase da tão esperada e — ao que tudo indica — necessária implantação do Centro de Controle de Operações (CCO). Segundo o presidente do Serviço Autônomo Municipal de Trânsito e Transporte (Seterb), Marcelo Schrubbe, todos os semáforos serão substituídos.

Continua depois da publicidade

Com o novo equipamento será possível programar o tempo de abertura e fechamento dos cruzamento remotamente, ou seja, a partir do primeiro andar do prédio da prefeitura, onde será instalado o CCO. Hoje essa mudança tem que ser feita junto ao semáforo.

Além disso, os equipamentos da região central serão equipados com câmeras que vão detectar a presença de veículos para cruzar determinada via. Com base nas imagens o equipamento vai decidir quando abrir e quando fechar o sinal.

Essa tecnologia será muito útil nas madrugadas. O fluxo nas ruas movimentadas só será efetivamente interrompido para dar passagem a outros veículos que já aguardam para cruzar a via.

O investimento é de R$ 4,5 milhões, dinheiro financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) por meio do Plano de Mobilidade Sustentável de Blumenau.

Continua depois da publicidade