Por Talita Catie

"Em apenas 56 dias de impostos, é possível pagar toda a duplicação do trecho entre Navegantes e Indaial, de 73,2 quilômetros". A afirmação está em um documento entregue nesta quinta-feira pelo presidente do Sindilojas Blumenau, Emílio Rossmark Schramm, ao governador de Santa Catarina Carlos Moisés.

Continua depois da publicidade

A conta apresentada na capital do Estado é simples: a obra tem custo estimado em R$ 1,5 bilhão. Por sua vez, a arrecadação fiscal com impostos pagos pelo Médio Vale é R$ 27,4 milhões ao dia. Logo, em menos de dois meses o dinheiro total seria recolhido. Vale ressaltar, porém, que existe legislação determinando os percentuais e a destinação desses impostos. Logo, a conta serve para mostrar que com determinação é possível adiantar as obras.

A visita à casa d'Agronômica, em Florianópolis, durou cerca de uma hora. Tempo necessário para a entidade cobrar o comprometimento do Estado com a obra de duplicação da BR-470. Claro que se trata de uma obra do governo federal, mas por termos um governador e um presidente do mesmo partido, ambos PSL, a expectativa é de que o pedido vindo dos catarinenses seja ouvido com mais atenção.

– O governador foi sensível ao nosso apelo, entende a urgência da duplicação, e se colocou à disposição para trabalhar pela conclusão das obras – garante Schramm.

Continua depois da publicidade