Na última semana o governador Raimundo Colombo homologou o tombamento de 57 imóveis históricos da Rota Nacional da Imigração que ficam em Santa Catarina e 26 deles estão no Vale do Itajaí. Indaial é o município com o maior número de edificações tombadas na região, com 10. Timbó teve seis e Blumenau e Pomerode tiveram cinco residências tombadas em cada cidade. Na foto está a Casa Jandre, um dos imóveis tombados em Pomerode.
Continua depois da publicidade
No Estado, Joinville teve o maior número de homologações, com 17 bens destinados à preservação. As outras cidades com casas beneficiadas são Jaraguá do Sul, com seis, e São Bento do Sul, com oito tombamentos.
Os processos para que os locais passassem a ser patrimônio histórico preservado tramitavam desde 2007 e no ano passado uma força-tarefa da Diretoria de Preservação do Patrimônio Cultural da Fundação Catarinense de Cultura (FCC) atuou para concluir os procedimentos. Com estes, Santa Catarina passa a ter 350 imóveis tombados pelo patrimônio histórico, um crescimento de 20% em relação ao que já existia (a lista completa pode ser conferida em no site da FCC). Após a homologação concluída, a FCC passa a fiscalizar a manutenção dos locais para garantir que a integridade original seja mantida.