O ilustrador e escritor Guilherme Karsten venceu o Golden Pinwheel Young Illustrators Competition na categoria Internacional. A façanha veio graças ao livro Aaahhh! (2019), escrito e ilustrado por ele e lançado pela editora internacional Thames & Hudson.

Continua depois da publicidade

O Golden Pinwheel é um concurso promovido pela Feira do Livro de Xangai (China Shanghai International Children’s Book Fair), organizada pela Feira de Bolonha (Itália), uma das mais importantes feira de livros infantis do mundo.

Foram enviados projetos de 1.999 ilustradores de 72 países. Como premiação, o ilustrador irá participar da Feira de Xangai 2020 como convidado, dando palestras e oficinas.

Guilherme tem sido reconhecido com alguma frequência. No ano passado ele foi finalista do Prêmio Jabuti na categoria Ilustração com o livro Agora! e também chegou à final do Nami Concours, na Coreia do Sul.

Neste ano ele já recebeu alguns prêmios, com destaque para o Prêmio na Bienal de Ilustração de Bratislava, categoria Placa 2019, também com o livro Aaahhh!. A última premiação de brasileiros havia sido em 2007, com Angela Lago.

Continua depois da publicidade

Guilherme Karsten nasceu em Blumenau. Ele estudou na Escola Básica Municipal Machado de Assis e no Cedup Hermann Hering, quando ainda era Centro Interescolar de Segunda Grau (CIS). Cursou Publicidade e Propaganda na Uniasselvi e pós-graduação em Design Gráfico.

Ilustração do livro Aaahhh!
Ilustração do livro Aaahhh! (Foto: Divulgação)

A carreira de ilustrador começou em 2010 depois de vencer um concurso nacional para novos ilustradores de livros infantis. Desde então, já ilustrou inúmeros livros de diversos escritores, no Brasil, América Latina, Europa e Ásia. Em 2018, lançou-se também como autor.

De seus livros autorais, Carona (no Brasil pela Ed. Companhia das Letras) e Aaahhh! (no Brasil pela Ed. Harper Collins) já foram publicados no exterior e no Brasil serão lançados em 2020. Já o livro Uma Canção (no Brasil pela editora Harper Collins) foi vendido para quatro países, incluindo o Brasil, porém sem data definida de publicação.

Ilustração do livro Aaahhh!
Ilustração do livro Aaahhh! (Foto: Divulgação)