Estudantes da Escola de Educação Infantil Anjos de Terra, do bairro Velha, se uniram aos idosos do asilo São Simeão para pintar o muro da tradicional casa de repouso do bairro Escola Agrícola. Foi na tarde de terça-feira em ação que faz parte do projeto De Geração para Geração.
Continua depois da publicidade
A ideia foi reproduzir na parede branca parte de desenhos feitos pelas crianças, de 5 a 8 anos, inspirados na convivência com os idosos. Uma vez por mês elas recebem os velhinhos para aulas integradas de Educação Física e Informática.
A arte foi estampada com ajuda do grafiteiro Álvaro Gutowski e foi supervisionada pela criadora do projeto, a gerontóloga Malvina Ribeiro. Desde 2017 ela trabalha na integração de diferentes gerações em Indaial e Blumenau.
Projeto
O projeto integra 22 idosos da Casa São Simeão com crianças de três escolas de Blumenau: Anjos da Terra, Lúcio Esteves e Nilo Borghesi. Estudantes de 5 a 12 anos recebem os 22 velhinhos de 60 a 102 anos um vez por mês. Eles participam de aulas conjuntas de Educação Física, Informática e História.
O projeto já foi reconhecido com prêmio do governo federal e foi exibido para todo o Brasil em um episódio do programa Globo Repórter (TV Globo) em julho deste ano. É o típico caso de integração em que absolutamente todos ganham. Uns aprendem com os outros, em uma troca de experiências saudável e bem-sucedida.
Continua depois da publicidade