Se você é um dos condutores que se acham espertinhos e comemoram o fato de a Guarda Municipal de Trânsito (GMT) de Blumenau ter dado, aparentemente, uma aliviada na fiscalização nos corredores de ônibus da cidade, saibam que os agentes estarão de volta na próxima semana. E começarão novamente pela Rua Engenheiro Paul Werner, no bairro Itoupava Seca. Provavelmente porque lá as infrações são mais corriqueiras e os atrasos no transporte coletivo, maiores.

Continua depois da publicidade

Siga Pancho no Facebook, Twitter e Instagram​​​​​​​​

Aos que não sabem como agir quando trafegar por uma via com o corredor exclusivo para ônibus, basta seguir as dicas do chefe da GMT, Jailson Cândido. Se você precisa entrar num estacionamento, por exemplo, basta cruzar o corredor com atenção. Atente para o verbo usado: cruzar. Ou seja, não é permitido circular metros pelo corredor para então entrar no destino. O correto é esperar na fila até que seja possível cruzar o corredor.

Para dobrar numa rua, caso clássico da 7 de Setembro para a Nereu Ramos ou da Rua São Paulo para a Paulo Zimmermann, é permitido circular pelo corredor desde que a faixa tenha mudado de contínua para tracejada. E nada de entrar no corredor quando a faixa ainda estiver contínua. É infração certa. Espere na fila até a mudança de sinalização.

Guarda vai pedri mudanças

Continua depois da publicidade

Sim, há pontos em que a sinalização parece injusta e ineficaz. É o caso do corredor exclusivo para ônibus na Rua São Paulo em frente ao Senai. Muita gente que sai do Giassi ou do próprio Senai vai virar à direita na Rua Heinrich Hosang e acaba usando o corredor em todo o trecho, mesmo com a faixa contínua.

Leia outras postagens de Pancho​​​​​

Hoje é infração, mas um pedido será encaminhado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano pelo chefe da Guarda para que haja uma mudança no local. A ideia é transformar o corredor, naquele trecho, de exclusivo para preferencial.

R$ 293,47

É o valor da multa a ser paga pelo infrator que conduzir veículo em corredor exclusivo para ônibus. A infração é considerada gravíssima e também rende sete pontos na CNH. Vale a pena?