A Guarda Municipal de Trânsito de Blumenau vai retomar a fiscalização das ruas da cidade por meio das imagens geradas pelas câmeras de monitoramento da Polícia Militar. Um acordo foi assinado nesta semana entre o Seterb e a Secretaria de Estado da Segurança Pública para o compartilhamento do sistema, dividindo também as despesas do videomonitoramento

Continua depois da publicidade

Com isso os agentes terão acesso às imagens em tempo real e ao arquivo de gravações para fiscalizar e auxiliar no trânsito, além de identificar as causas de acidentes. Já a emissão de multas para infratores flagrados pelas câmeras deve ser retomada em fevereiro. Até lá, testes serão feitos junto ao Detran/SC.

No total o sistema de videomonitoramento da PM tem 90 câmeras distribuídas nas principais vias. De abril a junho do ano passado a Guarda Municipal chegou a usar as imagens para autuar infratores. O serviço foi suspenso depois que uma nova lei obrigou o município a anexar a imagem da infração junto com a notificação. De lá pra cá as adequações técnicas e jurídicas foram providenciadas.