O prefeito de Botuverá, José Luiz Colombi (C), esteve com o governador Eduardo Pinho Moreira na semana passada. Ele foi atrás de informações sobre o andamento do projeto de construção de uma importante barragem no rio Itajaí-Mirim. A estrutura vai ajudar a conter as águas em épocas de chuva, diminuindo impactos de uma enchente também nas cidades de Guabiruba, Brusque e Itajaí.
Continua depois da publicidade
Siga Pancho no Facebook, Twitter e Instagram
A obra já tem licença ambiental, mas falta dinheiro. Os recursos que estavam reservados para a estrutura acabaram sendo usados, segundo o prefeito, na duplicação da Rodovia Antônio Heil (SC-486) e na revitalização da Rodovia Jorge Lacerda (SC-412), obras que saíram do papel antes da barragem.
colombi diz que, na conversa, o governador do Estado ficou de consultar a possibilidade de obter recursos junto ao governo federal, transferindo o que estava reservado para uma obra no mesmo rio na cidade de Itajaí. Nos próximos dias, ele deve ir a Brasília para acompanhar esse processo junto ao Ministério da Integração.
A barragem de Botuverá é uma das obras previstas pelo governo do Estado para diminuir o impacto das enchentes nas cidades do Vale do Itajaí. A estrutura de médio porte poderá reservar 20 milhões de metros cúbicos de água. O investimento necessário é de cerca de R$ 100 milhões, e a construção, uma vez iniciada, deve durar aproximadamente dois anos.
Continua depois da publicidade