Faz quase um ano que o agora governador do Estado Eduardo Pinho Moreira (PMDB) esteve no gabinete do prefeito de Blumenau, Napoleão Bernardes (PSDB), e prometeu que liberaria cerca de R$ 15 milhões para urbanização da margem esquerda do rio Itajaí-Açu, no trecho entre a Prainha e a Ponte de Ferro. Disse ele, na ocasião, que a obra começaria ainda em 2017 e seria concluída em 2018. Faltava só identificar a fonte dos recursos, coisa que ele faria com a equipe técnica do governo. Na época, ele era governador em exercício, já que Raimundo Colombo estava em viagem ao exterior.
Continua depois da publicidade
Siga Pancho no Facebook, Twitter e Instagram
Lembro que causou estranheza para alguns o fato de um governador em exercício assumir tamanho compromisso. O próprio Pinho Moreira disse, antes do anúncio: “Olha a loucura que eu estou fazendo”. Pois bem, 11 meses se passaram e nada foi feito. Nem mesmo a fonte dos recursos foi identificada.
Em entrevista ao telejornal Bom Dia Santa Catarina (NSC TV), ontem de manhã, o governador embaralhou ainda mais as coisas. Disse que o dinheiro virá do financiamento que o governo do Estado fará como BNDES para dar conta do Fundo de Apoio aos Municípios (Fundam), mas a obra lá contemplada é a construção do Centro de Convenções, junto ao Setor 3 do Parque Vila Germânica. Pelo menos foi o que disse o governador Raimundo Colombo em novembro, quando aqui esteve para um encontro com empresários da região.
Continua depois da publicidade
Ou seja, é bem possível que aquela promessa feita em março de 2017 no terceiro andar do prédio da prefeitura tenha sido solenemente ignorada. Pinho Moreira diz que vai agendar uma visita a Blumenau para conversar com o prefeito sobre essa e outras demandas. Que traga o mal entendido desfeito e o problema resolvido.