Vem do Alto Vale do Itajaí um belo exemplo de perseverança. O gari e catador de latas Nilson Habeck, 49 anos, começou neste semestre a frequentar as aulas do curso de graduação em Engenharia Civil da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) de Ibirama.
Continua depois da publicidade
Dono de uma vida de luta, ele ajudava a família na lavoura antes de conseguir o emprego que hoje tem na prefeitura de Presidente Getúlio, cidade vizinha. No contraturno ele cata latinhas para reforçar a renda.
Nilson concluiu o ensino fundamental em 1986, mas só aos 35 conseguiu superar o ensino médio na Escola de Jovens e Adultos (EJA) da região. Agora superou mais um degrau na formação passando no vestibular. A conquista exigiu grande esforço.
Ele Inverteu o turno de trabalho para começar a estudar todas as manhãs na biblioteca da Udesc Ibirama. Por quatro meses, percorreu diariamente cerca de 12 quilômetros com sua bicicleta para adquirir o conhecimento necessário ao desafio. "Foi difícil, há muito tempo eu não estudava. Mas tem de ter fé", ensina feliz da vida o calouro.
Sucesso, Nilson! Que todo esse esforço seja recompensado e que a tua história sirva de guia para os sonhos de muitos.
Continua depois da publicidade