O governo do Estado lançou edital de concorrência pública para vender o imóvel que hoje abriga a Feira de Artesanato e parte de um dos estacionamentos do Colégio Bom Jesus Santo Antônio, na Rua XV de Novembro, bem no Centro de Blumenau. Está avaliado em pouco mais de R$ 4 milhões e as propostas serão abertas no dia 19 de março em Florianópolis.
Continua depois da publicidade
O imóvel foi cedido sem custo no ano de 2000 para a Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, mantenedora do Bom Jesus. O objetivo era a ampliação do espaço físico do colégio. A permissão duraria 20 anos, podendo ser renovada.
O problema é que a Associação de Feiras de Artes e Artesanato (Afeart) ocupou o prédio antes, em 1999. Segundo o presidente da entidade Pedro Holz, o então governador, Esperidião Amin, permitiu a ocupação por parte dos artesãos. A Afeart, na época, foi surpreendida com a lei que cedeu o imóvel para o Bom Jesus. Prédio e terreno foram alvo de uma disputa judicial que foi concluída no fim do ano passado, validando a permissão de uso para a Província Franciscana.
Futuro incerto (2)
Por outro lado, o Estado acabou por revogar a permissão, para vender o imóvel e fazer caixa. Com isso, o futuro da Feira de Artesanato e de parte do estacionamento vai depender de quem comprar o prédio e o terreno.
Continua depois da publicidade
O presidente da Afeart, Pedro Holz, preferiu não se manifestar. Afirmou apenas que mais de 50 artesãos dependem do local e que o acertado com o Estado na época é que eles só sairiam de lá se outro local fosse oferecido. O advogado da entidade, Ivan Naatz, disse que não houve notificação acerca da decisão de venda e que só decidirá o que fazer quando houver algum comunicado oficial.
Já o advogado da Província Franciscana, Evaristo Kuhnen, informou que o cliente dele vai avaliar se participará ou não da concorrência para comprar o imóvel.
Leia as últimas publicações de Pancho
Precisamos de mais qualidade no transporte e nas audiências públicas
Sete grupos concorrem a duas vagas nos desfiles oficiais da Oktoberfest de Blumenau
Casal de Blumenau percorre 7 mil quilômetros de bicicleta em quatro países da América do Sul