*Por Jean Laurindo, interino

Pelo segundo ano consecutivo Blumenau teve redução no número de furtos a residências e empresas no período de férias de fim de ano. Entre os dias 23 de dezembro do ano passado e 3 de janeiro deste ano, período em que muita gente costuma deixar a cidade rumo ao litoral, foram registrados 17 casos de arrombamentos. O número é 15% menor do que nos mesmos dias das férias de 2016 para 2017 e 61% abaixo em comparação com dois anos atrás.

Continua depois da publicidade

O número de objetos furtados também caiu de 68 para 45 – 34% a menos. O item mais visado ainda são as televisões, chegando a 10 furtados, seguido por notebooks e videogames, com dois casos cada. Mas os ladrões também aproveitaram os furtos para levar um pouco de tudo: furadeiras, relógios, garrafas de bebida e ferramentas. Em dinheiro vivo mesmo foram levados R$ 1.295 das casas e empresas invadidas.

Polícia cita prisões e programa de rondas

O comandante da Polícia Militar de Blumenau, tenente-coronel Jefferson Schmidt, credita a queda nos casos de furtos ao esforço com outras instituições e principalmente ao programa Viagem Segura, operação de rondas periódicas em casas previamente cadastradas no final do ano. O projeto esperava ter 150 moradores inscritos, mas recebeu 470. Para o comandante, o trabalho ajuda na sensação de segurança e dissemina a ideia entre os bandidos de que aquelas casas estão sendo protegidas. A Associação dos Conselhos Comunitários de Segurança (Conseg) citam ainda a Rede de Vizinhos como aliada na prevenção desses casos.

Continua depois da publicidade

O delegado da Divisão de Investigações Criminais (DIC) da Polícia Civil, Egídio Maciel Ferrari, acrescenta que o número menor de furtos a residências nesse período de férias é resultado também de algumas das 98 prisões e nove apreensões de menores feitas ao longo do ano passado pela Divisão de Furtos e Roubos, reativada ano passado.

– Para se ter uma ideia, somente uma quadrilha que prendemos, especializada em furtos a residências de luxo, cometeu o crime em 26 casas. Um casal preso pela PM nas últimas semanas era responsável por inúmeros crimes em Timbó, Blumenau e Jaraguá do Sul. Essas prisões sem dúvida fazem a diferença e auxiliam na redução dos números – avalia.